sexta-feira, julho 29, 2005

Desocupe

A mão batia à porta, o som ecoava pelos cinco cômodos da casa. Cibele com os fones nos ouvidos e um livro na mão não escutava, nem que fosse uma bomba. Enilton em sono profundo e roncos mais altos que a batida nem se incomodava.
Seu Miller, seu Miller e repetidos golpes acertavam a porta daquele casebre que mais parecia um buteco. Um olho surgia na fresta da janela ao lado do homem engravatado que já batia o pé sem parar. Puxou um papel de sua pasta e o colocou na porta e partiu rumo a seu carro.
Quando o olho saiu da janela, correu até a entrada e ao abrir a porta leu: Ordem de Despejo.
Seu Miller adentrou a casa, parou perante Cibele e disse: “arrume suas coisas”, “de novo pai?”, “sim, e ande rápido”. Andou em passos largos até Enilton, deu um grito e falou: “levante-se e vamos embora”, “outra vez pai?”, “sim, e não reclame”. Vamos embora, as imobiliárias não gostam de nós, já é a quarta vez este mês.
André dos Santos Rodrigues



FOTO: Solar Palmeiro - uma residência antiga no centro de Porto Alegre, atualmente é um prédio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul - PORTO IMAGEM -Copyright © 2001-2004 Gilberto Simon All rights reserved